domingo, 2 de novembro de 2008

(Poecilia sphenops)
Pretinha mimosa
A molinésia é um peixe onívoro, pequeno, e totalmente preta, cujas espécies são todas originárias da região que se estende do México à Colômbia.
A fêmea da molinésia é vivípara, isto é, os alevinos (filhotes) nascem diretamente do corpo materno.
O macho possui gonopódio - barbatana anal transformada em órgão reprodutor - com a qual fecunda os óvulos no interior da fêmea.
Outra característica do macho é a barbatana dorsal bem desenvolvida; quando esta barbatana é muito grande, o exemplar é considerado um macho "perfeito". O nascimento prematuro na molinésia é mais comum que entre outros vivíparos. Quando ocorre os alevinos nascem com uma saliência vermelha sobre o estômago; é o saco vitelino ainda não totalmente absorvido. Existe uma espécie de molinésia preta, cujos alevinos podem nascer pretos ou cinzentos. Outra espécie, a Poecilia formosa, composta apenas por fêmeas, reproduz quando é fecundada por espermatozóides de machos de outras espécies. Mas estes só estimulam os óvulos, não se fundem com eles, e, assim, os alevinos que nascem são sempre iguais as mães. Esse tipo de reprodução é chamado de "ginogênese".

Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Atheriniformes

Família: Poeciliidae
Sub-família: Poeciliinae
Características:
Comprimento: média de 12cm.

Nenhum comentário: