domingo, 2 de novembro de 2008



Um leão em miniatura
Em estado selvagem, os betas ou peixes de briga são seres muito agressivos, que se engalfinham violentamente. Mas essas lutas não são nada em comparação com as do Betta splendens.
Durante anos, essa espécie de peixe de briga foi selecionada e criada na Tailândia para participar de lutas nas quais os espectadores fazem apostas. Dois machos são colocados no mesmo aquário. Então eles atacam, um tentando dilacerar as barbatanas do outro. A luta pode durar horas e muitas vezes termina com a morte de um deles.
As sete espécies selvagens são encontradas em todo o sudeste da Ásia, da Tailândia a Bornéu. Vivem nos rios e lagos, alimentando-se de grande número de insetos, larvas e vermes. O peixe de briga tem um estranho ritual de acasalamento. primeiramente, o macho fabrica uma espécie de jangada de bolhas de ar, cobertas de muco. Então, enrola-se em torno da fêmea, que põe de 3 a 7 ovos. O macho os apanha com a boca e os junta em sua jangada. Ele faz isso várias vezes até reunir centenas de ovos. Então, o macho afugenta a fêmea e fica protegendo os ovos até que os filhotes nasçam, 24 horas depois.

Filo: Chordata
Classe: Pisces
Ordem: Perciformes
Família: Abantidae

Características:
Peixe de briga em estado selvagem.
Comprimento: 5cm
Fêmea: menor e de colorido menos brilhante que o macho.

Nenhum comentário: